É difícil saber quais adquirir quando começamos, as fornituras não são lojas exatamente abertas, acessíveis, pois as coisas ficam guardadas, até por conta da preservação do material, o acesso não é direto. E quando não sabemos muito bem os nomes das coisas, fica complicado entender e descobrir o que é melhor comprar. Mas isto não é exatamente uma coisa ruim, porque é importante as coisas estarem bem guardadas… imagina se todo mundo colocasse a mão engordurada na lima que vai ser vendida pra você? A oleosidade presente na pele pode prejudicar as ferramentas desse tipo.
Saber comprar o próprio ferramental é muito importante. Vou continuar no exemplo da lima, que eu gosto muito de falar para comparar a questão da qualidade. É perceptível a diferença de uma lima boa, que custa em torno de 150 reais, importada, pra uma lima de 20, 30 reais, bem mais barata, nacional. Por mais que eu queira valorizar e falar bem do Brasil para fortalecer nosso país, a verdade prevalece. Já peguei uma lima nacional que dava pra ver que os “dentes” eram completamente irregulares, num pedaço tinha muitos e em outro quase nenhum, isso acaba atrapalhando o rendimento do trabalho. É importante ressaltar que uma lima boa dura muitos anos, ela vai com você por toda sua carreira se você cuidar direitinho (nada de meter o dedo engordurado, viu?!) Resumindo, tem ferramenta que vale a pena, pelo custo benefício, comprar a mais cara.
Bom, agora que já te demos as dicas, vamos falar da lista de materiais necessários para você que quer começar! São eles:
Bancada de Ourives.
Uma dica legal é pedir pra um marceneiro de confiança para produzir a bancada pra você, pois acaba saindo mais em conta do que comprar em fornituras.
Maçarico
Recomendamos a marca Orca.
Motor de Chicote com caneta Mandril
Recomendamos a marca Microtek, na qual você encontra motores com um bom custo-benefício.
Tijolo refratário
Colmeia
Alicate de bico chato largo
Alicate de corte
Alicate redondo
Arco de serra
Recomendamos comprar o arco de serra com esticador, porque facilita o trabalho. Dê preferência para a marca Golden Eye (alemão).
Brocas e fresas de acordo com a sua necessidade
Compasso
Lima 1⁄2 cana 4” Murça
Lima chata 6”Murça
6 Limas agulhas: redonda, quadrada, triangular, chata, meia cana e faca
Mandril para discos e lixas
Pinça cruzada com proteção
Pinça ourivesaria (para solda)
Paquímetro 150mm (Manual ou Digital)
Lixa 320, Lixa 400, Lixa 600
Tesoura para eletrônica
E por aí vai…
Mas fazer jóias não fica só nessa parte prática e gostosa não!
Vem mais milhões de outras coisas pra olhar. A marca que você vai criar, a embalagem, a tag, o desafio da precificação das peças, a divulgação, o transporte, a garantia, a punção de marca… e a lista não para de crescer!
Quanto mais você quiser proporcionar uma experiência de marca interessante pro seu cliente, mais você precisa se dedicar a cuidar de todos os detalhes com muito carinho e cuidado, isso faz toda a diferença!
————————————–