No momento, você está visualizando Os desafios de iniciar na área da Joalheria

Os desafios de iniciar na área da Joalheria

São muitos os caminhos que se pode seguir na joalheria, mas estes caminhos também podem ser cheios de obstáculos e desafios.

O começo é sempre difícil. As portas não se abrem facilmente, tem que correr atrás mesmo! Um dos motivos disso acontecer é por conta da segurança, afinal de contas o trabalho envolve matéria prima cara, como ouro e pedras preciosas, por exemplo. Não dá pra trabalhar com alguém em quem você não confia, é arriscado. 

Se você precisa levar uma pedra preciosa de uma pessoa especial, com valor sentimental envolvido, para fazer um teste de qualidade, a responsabilidade aumenta. Essa pedra pode ser preciosa e avaliada como falsa, ela também pode ser trocada por outra, de qualidade inferior. Então todo o cuidado é pouco. Estar atento é muito importante, nesses casos pode ser legal que essa avaliação seja feita com você junto pra que você esteja do lado da peça o tempo todo. 

https://lh6.googleusercontent.com/C7Nse9VnZTCunXnk9d9Zpu2N2DshzxXrQutiLM2p1DZRbAgTPNcCVPbN-hhcLDg0qUm2CTB2mQnCVfTYn_BUd33kwgW2-ugrlRl0VsiHzAB1nmsmxArJnGMOM1uKnJldlYmKQaiz7w-b8mwpqpo0ww
Sempre que puder estar do lado é melhor, até que conheça o profissional que você escolheu. Lembre-se: você nunca vai “levar um cano” de alguém em quem você não confia, então em todo caso é bom se precaver.

Ser um especialista leva tempo e dedicação. Aprender sobre as pedras, por exemplo,  saber diferenciar as verdadeiras das falsas, entender as suas propriedades e qualidades é difícil, ainda mais com a variedade que temos no Brasil.

https://lh5.googleusercontent.com/Pk4G2CYNfy4Lbki3fXU-wmFHn47LTYUsVCO6ddHwh2sMlw3f2BMBF8UnU7fEXLPUVjl4J8jk6vqqQpIxEjKhMrn6qgCkweB0SABidqPr4SvxMQU11XnWPi0U2cCZ1YyAQjxoiIS_d2q3TdsRhvF93g

Pode acontecer de comprarmos um metal de péssima qualidade ou de origem duvidosa. Além disso, é super possível se deparar com pessoas tirando vantagens de quem não tem ainda as expertises da profissão. Você sabia que existem alianças à venda como se fossem de ouro maciço e quando precisamos fazer um corte para reduzir a numeração, por exemplo, a gente descobre que ela é recheada de cobre?

https://lh6.googleusercontent.com/GAzhokYSB5wYIx-hrOCFaxNBymELRJ7GC0j9JXwRiHJeeBaOgmZK8ULYAaKKGfPsgFhU3l76_0Vuadt5QBbzlsQ-LzGl5MFkBPN8A8CbMsP2XdtWAfubNwRWYg6Baen2UUEl8x1bwhDLfTm2yGHdig
Aliança de ouro “recheada” de Cobre

E quando é uma peça querida, xodó de um cliente, e ele acha que é prata, mas na verdade é estanho? Você coloca na banca e aquilo começa a explodir e esguichar um metal tóxico ao seu redor. Pois é, acontece. Pegar pra fazer consertos pode ser uma fria, se você não tem conhecimento suficiente, ou pelo menos tenha a quem recorrer para tentar entender o que se passa.

O mercado de joalheria e ourivesaria é muito fechado e entender o porquê disso é um ponto chave, uma vez que a nossa ideia é compartilhar os processos desse mercado criativo. 

Toda a atmosfera de mistério que ronda o mundo da joalheria tem também uma razão. Quando começamos a trabalhar, a coisa mais difícil é conseguir alguém para indicar um ourives. É complicado indicar sem conhecer, e às vezes a pessoa não quer indicar o fornecedor da sua confiança pra depois não correr o risco dele ficar muito ocupado e não poder te atender. Ou mesmo por medo da concorrência. Eu já aproveito o gancho pra falar um pouco sobre concorrência. Gente, isso existe, é legal e faz a gente crescer. Mas quem tem medo da concorrência tem que confiar mais no seu próprio trabalho e entender que tem lugar ao sol pra todo mundo. São bilhões de pessoas no planeta terra e tem gente pra todo gosto e estilo. Não é porque uma pessoa vai usar o mesmo fornecedor que você que isso vai ser um problema. 

E sobre cópia, digo o mesmo. Se você acha que tem alguém te copiando é porque provavelmente tem, ou apenas aconteceu aquele lance do inconsciente coletivo e surgiu uma ideia parecida “lá e cá”. Se foi isso, ok, poucas chances que vá se repetir. Mas o que eu acho é que se você tem as ferramentas necessárias para criar, não precisa copiar.  Às vezes a gente acaba sendo influenciado pelas nossas referências, e sem pensar que estamos fazendo algo tão parecido, acabamos fazendo mesmo, por isso é importante também ficar atento e nunca se contentar com a primeira alternativa anotada no caderno e exercitar a mente no processo criativo.

Lembrando também que a joalheria é uma arte antiga e fazer alguma coisa completamente nova é bem difícil, por isso a importância de estar por dentro do que já foi feito, pra entender melhor o que você está fazendo e onde se encaixa.

Bom, passamos por todos esses “perrengues” sozinhas quando começamos na área, e foi foda! Mas a gente se encontrou, trocamos muitas ideias e conversamos bastante, nos identificamos e nos ajudamos muito e é por isso que estamos aqui, contando nossas experiências na Comunidade Criadouro. Percebemos que seria mais fácil, mais gostoso, mais produtivo fazer em conjunto. Nosso desejo aqui é poder somar para facilitar a vida de quem está começando! 

Conta pra gente nos comentários qual o maior desafio que você passou quando começou na área! 

——————————————————————